A importância das redes sociais para venda direta

As vendas diretas são um sistema de comércio em que o produto ou serviço é fornecido ao consumidor sem nenhum tipo de mediação por parte de instituições ou estabelecimentos fixos.

A venda se dá através de profissionais independentes que podem ser chamados de consultores, distribuidores, revendedores, entre outros nomes. Assim, a principal vantagem desse tipo de abordagem é o corte de certos custos, como aluguel, luz, água, etc.

Marcas como a Avon, Mary Kay e Tupperware são alguns exemplos das que aderem a esse tipo de venda e estão bem consolidadas no mercado.

Assim, a pergunta que se faz é: qual seria importância das redes sociais para a venda direta?

Redes sociais para venda direta

O sucesso das vendas diretas, portanto, está necessariamente ligado à boa relação entre o vendedor e o consumidor. Muitas vezes, os clientes são, inclusive, familiares, amigos e conhecidos.

Nesse sentido, as redes sociais entrariam para potencializar e ampliar essas relações, gerando muito mais lucro para todas as partes, uma vez que, entre outras coisas, elas podem otimizar o tempo de ambos.

Este modelo de venda direta se diferencia dos demais, pois permite um maior contato pessoal, humanizando o processo de compra. Acontece que as mídias digitais também são excelentes para a criação de vínculos entre a marca e o seu público.

Atualmente, cada vez mais as redes sociais fazem parte da vida das pessoas e o número de usuários só cresce! Um exemplo é o Facebook que fechou o ano de 2018 com cerca de 2,2 bilhões de perfis.

Dito isso, é um fato concreto que essas novas mídias revolucionaram a forma como as pessoas consomem tudo, desde produtos até mesmo a informação.

Nesse sentido, estar presente em plataformas como Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo, pode não somente impulsionar suas vendas, mas também gerar maior satisfação da sua audiência.

Imagine quantas pessoas você poderá alcançar tendo uma boa estratégia de marketing digital! Você poderá, através de fotos, vídeos, textos, etc. divulgar muito mais facilmente o seu empreendimento e gerar um maior engajamento.

O mais importante aqui é o planejamento!

Caso reste alguma dúvida se as redes sociais são positivas para o seu negócio, destacamos a seguir alguns dos benefícios que as mesmas podem oferecer:

  • Ter um perfil/página específico para negócios;
  • Criar e disseminar conteúdo;
  • Gerar autoridade para uma marca;
  • Promover interação entre as marcas com o seu público;
  • Conhecer clientes em potencial;
  • Monitorar e analisar resultados de campanhas de marketing.

A partir disso é possível agregar ainda mais valor ao seu produto bem como gerar maior satisfação aos seus consumidores.

Aproveite o espaço digital para criar mais relacionamentos!

Marketing pessoal:

Por fim, o dado de não ter um estabelecimento físico para ir todo dia, não anula o fato de que você deve se preocupar com o seu marketing pessoal. Ou seja, recomenda-se que você busque estratégias que promovam a sua imagem de forma sempre positiva!

Lembre-se: você é quem irá mediar o processo de compra! Aspectos como a sua aparência, competência e postura, por exemplo, também serão cruciais.

Dito isso, cabe dizer que as redes sociais também possuem um conjunto de boas práticas, essenciais para o seu sucesso pessoal, tais como:

  • Tenha uma voz própria, não copie conteúdos de outras pessoas;
  • Comunique-se de forma clara e ativa;
  • Incentive o diálogo;
  • Planeje as suas postagens;
  • Monitore tudo sempre!

Nesse sentido, o trabalho com venda direta é complexo, mas pode trazer ótimos resultados seja como sua principal fonte de renda ou não.

Um dado curioso é que o Brasil ocupa o 6° lugar no mercado global de venda direta, provando que esse negócio possui uma demanda real. Somente em 2017, o setor movimentou cerca de R$ 45,2 bilhões!

Caso você se interesse por venda direta ou marketing digital, não deixe de acessar o nosso site e conferir os nossos conteúdos!

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