
De modo geral, vender nas redes sociais segue os mesmos princípios de qualquer outra estratégia de marketing. Aqui, é necessário ter bem definido qual é o seu objetivo, quem é a sua persona, qual será o seu investimento, etc.
A partir disso, o que fica evidente é que, acima de tudo, o planejamento é muito importante. E para elaborar este planejamento é necessário conhecer a fundo cada uma dessas redes (até mesmo para entender qual funciona melhor para o seu modelo de negócio).
Porém, antes de especificar o que cada uma pode agregar a sua empresa, a fim de esclarecer qualquer dúvida, cabe uma pergunta inicial:
Por que vender nas redes sociais?
Primeiramente, porque o surgimento das mídias digitais revolucionou o modo como as pessoas consomem. Na Internet, sobretudo nas redes sociais, as pessoas podem expressar a sua interação com uma marca de modo nunca antes visto.
Cria-se um canal direto de comunicação, estreitando as relações entre clientes e empresas, que, se bem aproveitado, pode gerar maior engajamento.
Dito isso, as redes sociais permitem que as marcas conversem com o seu público, criem e propaguem conteúdos relevantes, entre outras coisas.
Em um segundo momento, as mesmas podem gerar números e informações importantes, como visitas no perfil, ações realizadas após uma dada atividade e os gostos do seu público.
Tudo isso contribui, portanto, para que você alcance resultados cada vez melhores nas suas vendas e aprimore com bastante velocidade e acuidade a sua estratégia de marketing.
Com isso, a expectativa é que o seu público e, consequentemente, as suas vendas cresçam progressivamente!
Especificidades:
Contudo, para ter sucesso verdadeiramente é essencial entender quais são as redes sociais à sua disposição e quais as suas especificidades. Entenda: nem todas funcionaram para o seu negócio e é fundamental fazer esse recorte!
A seguir, selecionamos três das mais famosas e vamos pontuar como cada uma pode lhe ajudar:
- Facebook:
O Facebook é a rede social que mais chama a atenção devido ao seu tamanho. Só no Brasil são quase 130 milhões de usuários. Globalmente, este número é de 2,2 bilhões!
Logo, a mesma é extremamente atrativa devido ao número de clientes em potencial que apresenta. Contudo, para chegar até eles é preciso estratégia.
Após criar a sua página, invista em conteúdo! É necessário produzir tanto para a rede quanto para fora dela, gerando visitas para o site da sua marca. Para tornar as publicações mais atrativas, o uso de imagens também é essencial.
Além disso, incentive sempre o engajamento através de comentários, enquetes, perguntas, etc., e assim que possível comece a impulsionar as suas publicações!
- Instagram:
O Instagram é uma rede social cujo consumo da informação se dá através de imagens. Nesse sentido, é necessário investir em fotografias, figuras ou trabalhos artísticos de qualidade!
Pensando nisso, o mesmo é ideal para profissionais como designers, estilistas e fotógrafos, mas não se restringe a eles. Se você é da área do turismo, por exemplo, por que não mostrar paisagens e lugares a serem visitados?
Por atrair as gerações mais novas, recomenda-se o uso de uma linguagem mais informal, principalmente nos stories!
Além disso, fique atento também ao tamanho das legendas. Quanto mais objetiva, melhor!
- LinkedIn:
Finalmente, o LinkedIn é uma rede social excelente para vendas, pois é uma rede social profissional. Através dela é possível mesclar o pessoal e o trabalho de uma forma muito mais assertiva.
Este é um canal valioso para o público B2B (Business to Business), por tratar continuamente de negócios e facilitar a troca entre empresas.
Dessa forma, assim como no Facebook, é importante investir em conteúdo. Sempre que possível escreva textos a respeito do seu nicho de mercado. Isso o ajudará a criar uma maior autoridade sobre o assunto e a conhecer outros profissionais da sua área.
Não obstante, não deixe de pesquisar também a respeito de outras redes como o Twitter, o WhatsApp e o Youtube, por exemplo, que também são extremamente importantes!
Dicas gerais para vender nas redes sociais:
- Reiterando: planeje sempre as suas ações!
- Tenha um perfil/página profissional;
- Aproveite para se comunicar diretamente com o seu público;
- Entenda o seu cliente e converse com ele de forma adequada;
- Produza conteúdo que agregue valor à sua marca e torne-se uma autoridade;
- Compartilhe também conteúdos de terceiros, que dialoguem com o seu negócio;
- Analise frequentemente os resultados.
Uma dica final é: não se esqueça de investir também no seu e-commerce ou blog! As redes sociais funcionam para impulsionar o seu negócio, mas esteja com o seu site principal em dia, atualizado.
Isso, com certeza, garantirão êxito do trabalho iniciado nas outras plataformas!
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