
Atualmente, o marketing digital é uma ferramenta útil para qualquer negócio. Os números comprovam: no Brasil, há cerca de 90 milhões de internautas ativos. Desses, estima-se que 70 milhões tenham smartphones e tablets.
O que se evidencia, portanto, é um amplo mercado a ser conquistado. Nesse sentido, técnicas convencionais de marketing são muito úteis, mas investir em marketing digital é fundamental!
Somente o marketing digital lhe oferecerá as ferramentas capazes de fazer o seu negócio crescer consideravelmente através da Internet, transformando esse número em clientes em potencial!
Investir nisso tornou-se, com toda a certeza, uma demanda dos dias atuais para quem deseja ser um profissional de sucesso.
Pequenas empresas e marketing digital
Dito isso, as pequenas empresas têm muito a ganhar com o marketing digital. Isso porque o mesmo pode lhes apresentar um novo público e, eventualmente, os fidelizar.
Em contrapartida, negar isso é negligenciar os números mencionados anteriormente e perder a chance de conquistar novos mercados.
Consolidar a sua empresa na Internet é o primeiro passo caso você deseje torná-la referência em uma dada área e crescer!
A seguir, separamos algumas ferramentas que podem lhe ajudar nesse processo:
- Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo e o Marketing Digital são duas ferramentas que caminham juntas quando se planeja uma campanha para a Internet. Isso porque as pessoas usam o meio digital, sobretudo, para procurar soluções para os seus problemas.
Logo, o marketing de conteúdo é uma estratégia. Ele se baseia justamente na criação de conteúdos relevantes e objetiva engajar um determinado público, gerando futuramente negócios para a sua empresa.
Para se consolidar através do marketing digital é necessário criar conteúdo de qualidade para as suas redes, site, blog, etc. Desse modo, invista igualmente em marketing de conteúdo!
A intenção e que com o tempo as pessoas tenham a sua marca como uma fonte confiável de informações e a procure quando precisar de um determinado produto ou serviço que você oferece.
- E-mail marketing
Dentro do marketing digital, outra ferramenta importante é o e-mail! Embora o mesmo seja muitas vezes subestimado, ele é excelente para criar uma comunicação direta com os seus clientes.
Nesse sentido, vale a pena customizar o conteúdo que você deseja enviar. Mostre através deles o porquê do seu produto ou serviço ser necessário para aquela pessoa.
Alguns cuidados, porém, são essenciais. Para não acabar sendo lido como spam, a captação de e-mails deve ser baseada na autorização dos seus clientes. Não pegue e-mails aleatórios!
Aproveite o conteúdo produzido anteriormente para conseguir esse e outros dados interessantes para a sua empresa.
Desse modo você conseguirá entender os gostos e as necessidades do seu público e estabelecer um vínculo com mais facilidade e precisão. A partir disso, segmente-o também para que o envio de e-mail seja cada vez mais assertivo.
- Redes sociais
Por fim, as redes sociais são uma plataforma importante porque parte considerável dos internautas encontra-se nelas. No Brasil, o número de usuários de redes como o Facebook e o Instagram só cresce!
Desse modo, estar presente em alguma delas pode aumentar o alcance da sua marca. Aproveite-as para conversar com o seu público e gerar maior engajamento.
Dito isso, o mais importante é entender qual funciona melhor para você e a sua abordagem, pois cada uma tem a sua especificidade.
Finalmente, essas ferramentas são ideais para as pequenas empresas que desejam crescer. O marketing digital ao mesmo tempo em que te ajudará a alcançar novos compradores irá também estreitar a relação do cliente com a marca.
A dica geral aqui é sempre tomar cuidado com o planejamento para que as suas ações e campanhas estejam sempre coesas.
Por fim, invista em cursos e palestras sobre marketing digital que te ajudarão a analisar os dados levantados através delas.
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