
Hoje em dia, as redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Existe uma quantidade considerável de perfis em redes como o Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, que até poucos anos atrás seria inimaginável.
Por sua vez, aparentemente esse número só cresce e cada vez mais esses espaços virtuais se consolidam como lugares seguros para o compartilhamento de opiniões, informações e aspectos da vida cotidiana.
Pequeno empreendedor e as redes sociais
Desse modo, as marcas começaram também a disputar esse espaço, de modo que a relação que estabeleciam com os clientes mudou completamente, sendo muitas vezes até mais informal.
Pois bem, a questão desse artigo é: de que forma você como pequeno empreendedor pode usar as redes sociais a seu favor, gerando maior rendimento para o seu negócio?
Separamos a seguir algumas dicas que podem te ajudar!
- Para propagar conteúdo
A chave para atuar precisamente nas redes sociais está no conteúdo. Isso porque as pessoas acessam as suas redes sociais buscando informações úteis para questões do dia a dia.
Se você quer ser lembrado, vale a pena investir em conteúdo! Essas mesmas pessoas irão te procurar nesses momentos e isso gerará eventualmente um alto tráfego não somente nas suas páginas e perfis, mas também no seu site ou blog.
Esse é o pontapé inicial para você vender o seu empreendimento uma vez que, com o tempo, as pessoas sentirão segurança na sua marca.
Em relação a esse conteúdo, o interessante é que o formato tenha a ver com os seus objetivos. Assim, o texto, o áudio, o vídeo e as imagens podem ser excelentes, mas devem ser escolhidos de acordo com o resultado que você almeja!
Por fim, vale, inclusive, compartilhar conteúdos de terceiros quando os mesmos tiverem relação com os interesses do seu público. O importante é criar um portal que tenha informações relevantes sempre!
- Interagir com o público
Como mencionado anteriormente, devido à Internet a interação entre o cliente e a marca mudou. Atualmente, espaços como o Facebook, Instagram, Twitter e outros servem também para reclamar e demonstrar insatisfação.
Contudo, repensar esses usos pode ser extremamente positivo. Por que não ter nesse espaço comum, ainda que virtual, um lugar seguro de interação com a sua audiência?
Isso irá demonstrar a eles que você e seu negócio estão interessados em sua perspectiva, criando um vínculo maior do que se criava anteriormente.
Algumas sugestões do que fazer para melhorar a sua interação são:
- Enquetes: As enquetes são importantes para você saber o que o seu público está pensando sobre um determinado assunto. Dependendo das perguntas a serem feitas, você permite que o mesmo se expresse e ainda pode usar esses dados para aprimorar o seu empreendimento.
- Oferecer materiais: Sempre que possível, divulgue através das suas redes sociais materiais de qualidade, de forma gratuita inclusive! Aqui valem textos, e-books, vídeo-aulas, entre outros.
Levando em conta que as pessoas buscam na Internet respostas pros seus problemas cotidianos, você gerará muito mais engajamento oferecendo frequentemente respostas sobre um dado tema.
- Podcasts: Os podcasts são conteúdos em áudio, que podem ser disponibilizados a partir de um arquivo ou uma rede de streaming.
- Promoções: Ofereça, em datas especiais, o seu produto ou serviço através de promoções. Isso ajuda a fidelizar o cliente e ainda pode ser uma boa forma de divulgação!
- Webinars: Por fim, os webinars são uma espécie de conferência em que a comunicação se dá por uma única via. Contudo, a sua audiência pode participar através do chat mandando perguntas, por exemplo.
Uma última dica é nunca deixar de responder a sua audiência e sinalizar que você está ciente de suas demandas. Caso contrário, os efeitos que você conseguirá serão opostos aos que você deseja.
O pequeno empreendedor deve ter muita clareza em relação a suas metas. Desse modo, dado esses passos, você pode e deve monitorar e analisar a sua campanha sempre! Em muitos casos, as próprias redes oferecem estáticas e informações valiosas. Aproveite-se disso!
Se você está começando um empreendimento e quer mais dicas sobre redes sociais ou marketing digital, acesse o nosso site e fique por dentro!